Nomeação de ex-candidata a prefeita de São José de Caiana, Kaká de Marcílio, no Governo da Paraíba segue critérios técnicos e legais

28 abr 2025 - Paraíba / Política

Nomeação de ex-candidata a prefeita de São José de Caiana, Kaká de Marcílio, no Governo da Paraíba segue critérios técnicos e legais — Foto: Divulgação

A nomeação da advogada Anna Karenynna Campos Fernandes Lopes Sales, conhecida como Kaká de Marcílio, para um cargo na Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, cumpre todos os requisitos legais e administrativos previstos para o provimento de funções públicas. A informação vem em resposta a matérias que tentam desqualificar sua nomeação com argumentos políticos infundados.

Com nível superior completo e inscrição regular na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Kaká de Marcílio ocupa, desde fevereiro de 2025, uma função técnica com salário compatível com o cargo e o perfil de profissionais admitidos para funções administrativas na estrutura estadual. A nomeação está devidamente registrada no Sistema Sagres, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), respeitando os princípios da legalidade, publicidade e impessoalidade previstos na Constituição Federal.

A tentativa de atribuir à nomeação motivações político-partidárias carece de fundamento. Em nenhum momento houve “sigilo” sobre a nomeação, uma vez que todos os atos administrativos de nomeação são publicados no Diário Oficial do Estado e disponibilizados em plataformas de transparência pública, acessíveis a qualquer cidadão.

Kaká de Marcílio, que obteve 1.531 votos (32,64%) nas eleições de 2024 para a Prefeitura de São José de Caiana, não responde a nenhum tipo de condenação ou impedimento jurídico. Pelo contrário: seu desempenho político e sua formação acadêmica a colocam como um dos nomes cotados para disputar a nova eleição suplementar que deverá ocorrer no município, após a cassação do prefeito Manoel Pereira de Souza (PL), conhecido como Manoel Moleque, e da vice-prefeita Adriana Marsicano, por abuso de poder político e econômico.

Sobre supostas insatisfações políticas locais, é importante destacar que nomeações para cargos técnicos no governo estadual não se baseiam exclusivamente em alinhamentos eleitorais, mas sim na qualificação e na capacidade de colaborar com a gestão pública.

O POVO PB

Cassado por abuso de poder, prefeito de São José de Caiana é investigado em CPI por irregularidades em licitações

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

Verified by ExactMetrics