PF e CGU deflagram operação contra fraudes no INSS; ex-presidente do instituto é preso
13 nov 2025 - Brasil - Mundo
Ao todo, 63 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão preventiva foram cumpridos em 16 estados — Foto: Divulgação
A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram, na manhã desta quinta-feira (13), mais uma fase da Operação Sem Desconto, que apura fraudes no INSS envolvendo descontos irregulares em benefícios previdenciários. Foram cumpridos 63 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão preventiva em 16 estados, incluindo a Paraíba.
As investigações apontam crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.
De acordo com a PF, o esquema consistia em descontos mensais indevidos nos benefícios de aposentados, simulando contribuições a associações inexistentes.
Durante a ação, foi preso o ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, que havia sido demitido em abril após o escândalo vir à tona. Stefanutto é filiado ao PDT e foi indicado ao cargo pelo então ministro da Previdência, Carlos Lupi.
A operação foi deflagrada simultaneamente no Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal.
O POVO PB
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.



