Polícia Federal cumpre mandado em Campina Grande contra fraudes na Caixa e INSS

25 set 2025 - Paraíba

PF investiga esquema de fraudes contra a previdência e Caixa Econômica Federal, em Campina Grande — Foto: Divulgação

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quinta-feira (25), um mandado de busca e apreensão em Campina Grande durante a Operação Cópia Viva, que tem como objetivo combater práticas criminosas de fraudes contra a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O mandado foi expedido pelo juízo da 14ª Vara Federal do Juízo de Garantias da Seção Judiciária da cidade.

De acordo com as investigações, o grupo criminoso utilizava “laranjas”, pessoas cadastradas com documentos falsos, que se passavam por correntistas verdadeiros. A partir desse artifício, conseguiam realizar saques ilegais e movimentações fraudulentas em contas bancárias.

Os mesmos “laranjas” também eram usados para solicitar Benefício de Prestação Continuada (BPC) junto ao INSS, além de requerer certidões e autenticar documentos em cartórios de Campina Grande, na tentativa de dar maior credibilidade ao esquema criminoso.

Segundo a Polícia Federal, os investigados poderão responder, em tese, pelos crimes de estelionato, associação criminosa, falsa identidade, falsificação de documentos públicos e falsidade ideológica. As penas somadas podem ultrapassar 10 anos de prisão, sem prejuízo da imputação de outras condutas delitivas, conforme análise pericial do material apreendido.

O nome da operação, Cópia Viva, faz referência ao modo de atuação do grupo, que criava identidades falsas com dados de pessoas reais para possibilitar o cadastramento biométrico em instituições financeiras.

O POVO PB

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

Verified by ExactMetrics