Polícia Federal deflagra operações de combate ao tráfico de drogas com atuação interestadual na Paraíba e em outros estados

8 nov 2024 - Paraíba

Sede Polícia Federal na Paraíba, em João Pessoa — Foto: APCF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira (8) duas operações simultâneas para redes desarticulares de tráfico de drogas atuantes no Nordeste e com conexões interessantes. A primeira operação, chamada de Conexão Violeta , teve início na Paraíba e estendeu suas ações ao Rio Grande do Norte, Goiás e Paraná. Mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em diversos pontos desses estados.

As investigações de Conexão Violeta ocorreram em 7 de agosto deste ano, após a prisão de uma mulher no Aeroporto Internacional de João Pessoa. Ela foi flagrada com mais de 26 kg de maconha em sua bagagem. Desde então, a PF apurou um esquema estruturado de tráfico, que financiava passagens e despesas operacionais para o transporte e distribuição das drogas. Segundo nota divulgada pela Polícia Federal, o grupo usava transferências eletrônicas para o pagamento desses custos.

A organização criminosa investigada é suspeita de abastecer o mercado de entorpecentes no Nordeste, com a Paraíba como principal destino das substâncias. Os envolvidos serão autuados pelo crime de tráfico de drogas interestadual, que prevê penas de até 25 anos de reclusão e multa.

Operação Alucinato em Campina Grande

Paralelamente, a PF também executou a Operação Alucinato , em parceria com a Polícia Militar, que desmantelar uma rede de tráfico de drogas sintéticas na Região Metropolitana de Campina Grande. Nesta operação, um mandato judicial de busca e apreensão foi cumprido na cidade.

A Operação Alucinada tem como alvo indivíduos envolvidos no armazenamento e comercialização de substâncias químicas ilegais, especialmente drogas sintéticas. Assim como os investigados na Conexão Violeta , os suspeitos nesta operação respondem por tráfico de drogas e associação para o tráfico, ambos crimes com penas que podem chegar a 25 anos de prisão.

As ações da Polícia Federal e seus desdobramentos seguem em andamento, com o objetivo de coibir o tráfico de entorpecentes e redes desarticulares criminosas que atuam em diferentes estados do país.

O POVO PB

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

Verified by ExactMetrics