Presidente da OAB-RR é indiciado por falsidade ideológica e peculato em esquema de “servidor fantasma” na Paraíba

15 ago 2024 - Paraíba

Ednaldo Gomes Vidal, presidente da OAB Roraima — Foto: Reprodução/Facebook/OAB Roraima

A Polícia Civil da Paraíba indiciou nesta quinta-feira (18) Ednaldo Gomes Vidal, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima (OAB-RR), pelos crimes de falsidade ideológica e peculato. Vidal é acusado de atuar como “servidor fantasma” no governo da Paraíba por mais de duas décadas, recebendo remuneração sem cumprir suas funções.

As investigações começaram em maio deste ano, após o Ministério Público da Paraíba (MPPB) receber uma denúncia anônima sobre o caso. Segundo o inquérito, Vidal era servidor da Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba desde 1985, com lotação na Cadeia Pública de Santa Luzia. No entanto, ele teria se mudado para Boa Vista, Roraima, na década de 1990, sem mais comparecer à unidade prisional, continuando, contudo, a receber salários e benefícios até abril de 2024, quando sua aposentadoria foi anulada.

A Polícia Civil estima que, durante o período, Vidal tenha recebido indevidamente mais de meio milhão de reais, um total de 352 remunerações. Apenas um dos cinco diretores ouvidos nas investigações relatou ter visto Vidal na unidade prisional. O irmão de Vidal, que também é servidor na mesma cadeia pública, afirmou acreditar que alguém realizava as funções de Ednaldo em seu lugar, possivelmente em troca de pagamentos.

Além de Vidal, outras três pessoas foram indiciadas por envolvimento no esquema. A Polícia Civil de Roraima, por meio da Divisão Especial de Combate à Corrupção (Decor), colaborou com as investigações. O inquérito já foi encaminhado à 7ª Vara Criminal da Capital.

Em resposta às acusações, Vidal afirmou que está tomando as providências jurídicas cabíveis e classificou o caso como uma manobra de cunho político-partidário. O governo da Paraíba foi procurado para comentar o caso, mas até o momento não se pronunciou.

O POVO PB

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

Verified by ExactMetrics