Quase 3 mil mães terão prioridade em programas sociais na Paraíba, diz secretária
26 set 2023 - Paraíba / Política
Pollyanna Dutra (PSB) — Foto Edcarlos Santana
Na última semana, o governador João Azevêdo, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), sancionou uma lei, com o potencial de impactar positivamente a vida de milhares de mães solo no estado da Paraíba. A nova legislação, que já havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa em agosto, estabelece a prioridade de acesso dessas mães a diversos programas sociais do Governo do Estado.
A medida garantirá que as mães solo paraibanas tenham uma posição privilegiada ao buscar benefícios como o programa “Opera Paraíba”, habitação popular e programas assistenciais e de segurança alimentar. Além disso, essa prioridade se estende aos programas federais, incluindo o amplamente conhecido Bolsa Família.
De acordo com Pollyanna Dutra, secretária de Desenvolvimento Humano do Estado, quase 3 mil mulheres paraibanas serão diretamente beneficiadas por essa nova lei. Em suas palavras, “a lei quer que as mães solo tenham prioridade não somente no Bolsa Família”. Isso significa que essas mulheres terão uma vantagem significativa na busca por assistência e apoio governamental, reconhecendo o esforço singular que elas fazem para criar seus filhos sozinhas.
No contexto nacional, os números revelam a urgência dessa medida. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas, o Brasil conta com mais de 11 milhões de mães que criam seus filhos sem a presença do pai. Nas últimas décadas, esse número cresceu em 1,7 milhão, evidenciando um aumento notável na responsabilidade das mães em cuidar de seus filhos sozinhas.
O estudo também destaca que 90% das mulheres que se tornaram mães solo entre 2012 e 2022 são negras. Isso ressalta a importância de políticas públicas que busquem combater as desigualdades de gênero e raciais, já que essas mães frequentemente enfrentam obstáculos ainda maiores na sociedade.
Outro dado relevante é que quase 15% dos lares brasileiros são chefiados por mães solo, com proporções ainda maiores nas regiões Norte e Nordeste do país. Para muitas delas, a falta de uma rede de apoio próxima torna sua jornada ainda mais desafiadora.
A nova lei na Paraíba representa um passo significativo na direção de reconhecer e apoiar as mães solo, oferecendo-lhes a assistência necessária para garantir o bem-estar de suas famílias. Além disso, serve como um exemplo de como a legislação pode ser utilizada para enfrentar as disparidades e desafios enfrentados por grupos vulneráveis na sociedade. Resta agora acompanhar de perto a implementação dessa política e seu impacto na vida das mães solo paraibanas.
Quase 3 mil mães terão prioridade em programas sociais na Paraíba, diz secretária https://t.co/wdAsr4N7AB pic.twitter.com/UQRCVAAYkC
— O POVOPB (@opovopb) September 26, 2023
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.