Receita Federal alerta para golpes durante o período de declaração do Imposto de Renda

10 abr 2024 - Brasil - Mundo

Receita Federal alerta para golpes durante o período de declaração do Imposto de Renda—
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Receita Federal emitiu um alerta aos contribuintes sobre possíveis golpes durante o período de declaração do Imposto de Renda, que se estende até o dia 31 de maio, com a expectativa de receber cerca de 43 milhões de declarações.

Campanhas maliciosas foram identificadas, induzindo os usuários a baixar e instalar aplicativos falsos nas lojas de aplicativos para dispositivos móveis, como a Google Play Store para dispositivos Android ou a App Store para dispositivos iOS. O alerta foi emitido pelo Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov).

Para evitar cair em golpes, o CTIR Gov recomenda que os contribuintes baixem somente o aplicativo disponível no site da Receita Federal e utilizem apenas essa página para fazer sua declaração. O aplicativo oficial está disponível neste link para Android e neste para iOS. Já o site oficial pode ser encontrado clicando aqui.

O processo de declaração do Imposto de Renda on-line envolve acessar o sistema ou baixar o programa, preencher as informações ordinárias e enviar à Receita Federal. Se não for possível fazer a declaração on-line, os contribuintes podem baixar o programa e instalar no computador, disponível neste endereço.

Os dados solicitados para a declaração incluem informações pessoais, como nome, endereço, CPF, dados de nascimento, entre outros. É importante lembrar que os valores arrecadados com o imposto de renda adicional para o financiamento de serviços públicos essenciais, como saúde, educação e segurança.

Para verificar quem tem obrigação de fazer a declaração, os contribuintes podem obter mais informações clicando aqui.

O POVO PB

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

Verified by ExactMetrics