Setembro Amarelo reforça importância da prevenção ao suicídio e do cuidado com a saúde mental
12 set 2025 - Paraíba
Setembro Amarelo — Foto: Divulgação
Setembro é marcado pela campanha nacional Setembro Amarelo, cujo objetivo é conscientizar a sociedade sobre a prevenção ao suicídio e reforçar a necessidade de atenção à saúde mental. Durante todo o mês, ações são realizadas em todo o país para alertar sobre sinais de risco e incentivar a busca por ajuda.
De acordo com a diretora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Luana Campos de Oliveira, reconhecer os sinais é fundamental para salvar vidas. “O isolamento social, a perda de interesse por atividades que antes eram importantes, mudanças bruscas de comportamento e falas relacionadas à falta de sentido na vida ou à culpa excessiva são alertas que não podem ser ignorados”, destacou.
Onde buscar ajuda?
Quando há uma tentativa de suicídio ou situação de risco imediato, a orientação é procurar os serviços de urgência. A partir dos 18 anos, o atendimento pode ser feito no PASME, unidade de pronto atendimento com equipe multiprofissional preparada para oferecer acolhimento e suporte.
Após a estabilização, os pacientes são encaminhados aos CAPS ou ao Centro de Referência à Vida, localizado na Policlínica de Jaguaribe. Todos os CAPS funcionam em regime de demanda espontânea,três deles abertos 24 horas, enquanto outro atende de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Além da rede de saúde, familiares, amigos e pessoas próximas têm papel essencial na prevenção. “Às vezes, oferecer um pouco de atenção, escutar e acolher pode salvar uma vida. Ninguém está livre de desenvolver um transtorno mental ao longo da vida, por isso precisamos ser mais solidários e vigilantes”, reforçou a diretora.
📞 Ajuda imediata: O CVV (Centro de Valorização da Vida) atende gratuitamente pelo número 188 ou pelo site www.cvv.org.br.
O POVO PB
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.