TCE-PB julga nesta quarta-feira (23) representação sobre nomeação de Alanna Galdino como conselheira
23 abr 2025 - Paraíba / Política
ALPB aprova nomeação de Alanna Galdino para o TCE da Paraíba — Foto: Divulgação
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) inicia, na manhã desta quarta-feira (23), o julgamento de uma representação do Ministério Público de Contas contra a nomeação de Alanna Galdino para o cargo de conselheira da Corte. A matéria deve ser a primeira pauta da sessão, em razão da relevância do tema.
A representação contesta o processo de escolha de Alanna Galdino, filha do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos). Segundo o Ministério Público de Contas (MPC), a aprovação da indicada pela Assembleia ocorreu sem a realização de sabatina pública, procedimento que o MPC considera obrigatório para garantir a transparência e a legalidade da nomeação.
Além da ausência da sabatina, o Ministério Público também questiona a qualificação técnica da indicada e aponta possível caso de nepotismo na nomeação, uma vez que Alanna foi escolhida com apoio unânime da Assembleia e nomeada pelo governador João Azevêdo (PSB).
A defesa de Alanna Galdino nega qualquer irregularidade no processo. Em nota, os advogados afirmam que a conselheira indicada preenche todos os requisitos formais e constitucionais exigidos para o cargo, conforme previsto na Constituição Federal e no Regimento Interno do Tribunal de Contas.
A expectativa é que, ainda durante a sessão desta quarta-feira, os conselheiros avancem também para o julgamento do processo principal, que trata diretamente da validade da nomeação. Três desfechos são possíveis: o TCE pode rejeitar o parecer do Ministério Público e confirmar a nomeação, acatar o parecer e devolver o processo à Assembleia Legislativa ou ainda adiar a decisão, caso algum conselheiro peça vista dos autos.
Se o nome for confirmado, Alana Galdino poderá tomar posse nos próximos dias como nova conselheira do Tribunal de Contas, cargo vitalício que integra a cúpula fiscalizatória da administração pública estadual.
A reportagem de O POVO PB acompanha a sessão em tempo real e trará atualizações…
O POVO PB
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.


