MPPB investiga influenciador Hytalo Santos por suspeita de exploração de imagem de menores

17 dez 2024 - Famosos / Paraíba

Hytalo Santos — Foto: Reprodução

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) abriu uma investigação contra o influenciador digital Hytalo Santos por suspeita de exploração da imagem de menores de idade em vídeos publicados nas redes sociais. A informação foi divulgada pelo portal UOL nesta terça-feira (17).

As apurações surgiram após uma denúncia formalizada pelo Conselho Tutelar de Bayeux , município da Grande João Pessoa. Outra investigação foi instaurada em João Pessoa, registrada como “defesa de direitos de crianças e adolescentes”, embora o denunciante não tenha sido identificado. Ambos os processos correm em sigilo.

Promotores do MPPB analisam vídeos nos quais menores de idade aparecem:

  • Vestidos com roupas curtas ;
  • Dançando músicas com teor sexual ;
  • Participando de interações com perguntas íntimas .

O influenciador, que acumula 17 milhões de seguidores no Instagram e 7 milhões no YouTube , apresenta os menores como parte da “Turma do Hytalo” , referindo-se a eles como “filhos”. No entanto, eles não foram formalmente adotados por ele, embora passem parte do tempo morando em sua residência.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) , é proibida a exploração de imagens de crianças e adolescentes que violem a sua dignidade ou os exponham a situações vexatórias .

Caso o MPPB conclua que houve violação do ECA, o órgão poderá:

  • Apresentar uma denúncia à Justiça ;
  • Propor um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) , exigindo a interrupção da publicação de vídeos com os menores.

Em nota enviada ao UOL , a defesa do influenciou negou as acusações e afirmou que os conteúdos estão dentro da legalidade . Leia a íntegra:

“Hytalo não é denunciado pelo MPPB. Ocorre de internautas realizarem falsas acusações, por vezes produzindo ataques a sua honra, a fim de se promoverem com isso. E isso acarreta algum procedimento, esse tramita em sigilo, mas conta sempre com a postura da assessoria jurídica de Hytalo para restabelecer a verdade e arquivá-los. Todo o conteúdo produzido pela equipe de Hytalo Santos observa restrições às regras e diretrizes das próprias plataformas que são divulgadas e ainda a um cumprimento específico para evitar qualquer infração legal.”

 

O POVO PB com UOL

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

Verified by ExactMetrics