Sinalização precária em obras na BR-101 pode ter contribuído para engavetamento com sete veículos, em Caaporã

10 out 2024 - Paraíba

Sinalização precária em obras na BR-101 pode ter contribuído para engavetamento com sete veículos, em Caaporã — Foto: Reprodução

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) alertou nesta quinta-feira (10) sobre a importância de atenção redobrada por motoristas que trafegam em trechos de rodovias federais da Paraíba que estão em obras. A necessidade de cautela foi reforçada após um grave engavetamento envolvendo sete veículos, ocorrido na terça-feira (8), na BR-101, altura do km 120, no sentido Alhandra.

De acordo com Jeová Quirino, Superintendente Executivo da PRF, a sinalização deficiente em áreas de obras é responsabilidade das construtoras contratadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). “O responsável pela obra é quem deve garantir a correta sinalização. Caso algum problema seja identificado, a PRF pode ser acionada através do 191, e nós encaminhamos aos órgãos responsáveis para realizarem os reparos”, explicou.

O acidente, que deixou o trânsito bloqueado por cerca de seis horas e causou congestionamento de nove quilômetros, ocorreu provavelmente quando um dos veículos freou bruscamente ao se aproximar de uma obra com sinalização insuficiente. Os carros que vinham atrás não conseguiram parar a tempo, resultando na colisão em série.

Acidente entre seis veículos em Caaporã, na Paraíba — Foto: Reprodução

A PRF reforçou a importância do comportamento cauteloso dos condutores. “Mais de 95% dos acidentes são causados por falha humana. Os motoristas devem entender que o trânsito é um ambiente coletivo e que qualquer desatenção pode resultar em tragédias”, ressaltou Quirino.

Outros trechos em obras Além da BR-101, outros pontos críticos foram destacados, incluindo a duplicação da BR-230 em Campina Grande, a contenção de barreiras em João Pessoa e melhorias na BR-230 em Cabedelo. Todos estão sinalizados, mas exigem atenção especial dos motoristas.

A PRF e a Polícia Civil continuam investigando as circunstâncias do acidente para apurar as causas exatas.

O POVO PB

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

Verified by ExactMetrics